2 de maio de 2020

BIG JOE TURNER - Blues On Central Avenue [Recomendado]


Jump Blues
2002
Bitrate 256 kbps
[cd quality]+

Big Joe Turner, com um corpo grande e obeso e uma voz volumosa e ressonante, conseguia sacudir qualquer casa sem precisar de um microfone. Era um dos originais "shouters" - gritadores - estilo que renderia filhos como Little Richard, Arthur Alexander e vários outros, duas décadas depois de seu auge. Nasceu em 18 de maio de 1911 com o nome de Joseph Vernon Turner, na cidade de Kansas City. Quando o pai morreu em um acidente de carro, Turner, aos 15 anos de idade, foi obrigado a deixar a escola e ajudar a levantar dinheiro para sustentar a casa. Começou a freqüentar o Backbiter's Club, onde assistia aos músicos que admirava: Count Basie, Mary Lou Williams, Lester Young e toda aquela geração de grandes. Um dia tomou coragem e pediu a Pete Johnson, um pianista de boogie-woogie, que o deixasse cantar. Johnson gostou do que ouviu e passaram a formar uma dupla. Era 1929 e Turner tinha apenas 18 anos. Joe Turner e Pete Johnson passaram a tocar no Black & Tan Club, onde Turner atendia no bar e depois tinha um set com Johnson, o pianista residente da casa. Em 1936 saíram de Kansas City, onde Turner visitou Chicago, St. Louis e Omaha pela primeira vez. Perto do Natal, já de volta a Kansas City, apresentaram-se no Sunset Club, onde conheceram John Hammond. Assim, Joe Turner foi imediatamente convidado a se apresentar no Carnegie Hall, em Nova York, no espetáculo de Hammond, “From Spirituals To Swing”, o primeiro show montado para um público branco a tentar apresentar a música negra como uma expressão artística e cultural legítima nos Estados Unidos. Hammond procurava Robert Johnson mas acabaria por descobrir que este havia morrido. Joe Turner e Pete Johnson se apresentaram então no Carnegie Hall para a elite branca nova-iorquina, na véspera de Natal de 1938. A apresentação rendeu um convite para uma gravação e no dia 30 de dezembro gravaram para a Vocalion Records, "Goin' Away Blues/Roll 'Em Pete". Voltaram para Kansas City, mas dentro de um ano estavam de volta a Nova York, deixando Kansas para trás. Logo a dupla iria caminhar por estradas musicais diferentes; Pete Johnson continuando com o boogie-woogie e jazz, enquanto Joe Turner, aos poucos, caminhava para o gênero que seria futuramente chamado de rock 'n' roll. Durante a década de 40, Turner gravaria uma extensa quantidade de material por diversas gravadoras e com diversos músicos diferentes, nunca se prendendo a uma só banda. Entre seus primeiros clássicos estão "Joe Turner's Blues," "Beale Street Blues", "Piney Brown Blues", "Wee Baby Blues", "Rock Me, Mama", "Corrine, Corrine", "Nobody In Mind", e "I Got Love For Sale". Em 1951, Turner, já devidamente apelidado de Big Joe Turner, podia se orgulhar de ter cinqüenta compactos em catálogo, feito difícil para uma época onde as residências dos negros nem sempre tinham um rádio, muito menos uma vitrola. É sempre bom lembrar, ao analisar esses fatos históricos, que não foi até 1964 que nos Estados Unidos negros e brancos passaram a ter direitos legais iguais. Pelo menos no papel. Antes disto, havia a cultura da segregação muito bem enraizada, principalmente no sul e meio oeste. Em abril de 1951, Big Joe Turner foi convidado a cantar com seu herói de infância, Count Basie, no notório Apollo Theater, no Harlem. Foi após este show que ele recebeu um convite para assinar com a Atlantic Records, que não perdeu tempo em gravar e o lançar costa-a-costa. Seu primeiro disco pela gravadora, "Chains Of Love", chegou a nº 2 e permaneceu entre os Top 100 por seis meses. Seus outros sucessos seriam "Honey Hush", "Sweet Sixteen" e "TV Mama". Mas foi em 1954, já aos 42 anos de idade, que ele gravaria a canção pela qual sempre será lembrado, "Shake, Rattle And Roll". A canção, escrita especialmente para ele por Jesse Stone, sob o pseudônimo de Charles E. Calhoun, foi gravada em 9 de fevereiro daquele ano e lançada em abril. Big Joe Turner, com sua voz que mais lembrava uma trovoada de tão alta e ressonante, jamais parou de cantar ou de se apresentar. Na década de 70, Turner poderia ser ouvido, alto e claro, em qualquer palco, mesmo de bengala. Continuou gravando discos para pequenas gravadoras até a década de 80. Em 1985, com complicações no fígado, Big Joe Turner morreu sem deixar herdeiros. [Fonte: wikipedia]

Big Joe Turner, with a big, fat body and a voluminous, resonant voice, could shake any home without a microphone. It was one of the original "shouters" - Screamers - style that would earn children as Little Richard, Arthur Alexander and several others, two decades after its heyday. He was born on May 18, 1911 under the name of Joseph Vernon Turner, in the city of Kansas City. When her father died in a car accident, Turner, the 15-year-old was forced to leave school and help raise money to support the house. He began attending the Backbiter's Club, where watched the musicians he admired: Count Basie, Mary Lou Williams, Lester Young and all that generation large. One day took courage and asked Pete Johnson, a pianist of boogie-woogie, to let him sing. Johnson liked what he heard and started to form a double. It was 1929 and Turner was only 18. Joe Turner and Pete Johnson began to touch the Black & Tan Club, where Turner served at the bar and then had a set with Johnson, the resident pianist of the house. In 1936 they came out of Kansas City, where Turner visited Chicago, St. Louis and Omaha for the first time. Around Christmas, already back to Kansas City, they showed up at the Sunset Club, where they met John Hammond. So Joe Turner was immediately invited to perform at Carnegie Hall in New York in Hammond show, "From Spirituals To Swing", the first show set for a white audience to try to present black music as an artistic and cultural expression legitimate in the United States. Hammond was looking for Robert Johnson but eventually discover that this had died. Joe Turner and Pete Johnson was then performed at Carnegie Hall for the New York white elite, on Christmas Eve 1938. The presentation earned an invitation to a recording and December 30 recorded for Vocalion Records, "Goin 'Away Blues / Roll 'Em Pete ". They returned to Kansas City, but within a year they were back in New York, leaving behind Kansas. Soon the pair would walk through different musical roads; Pete Johnson continuing with the boogie-woogie and jazz, while Joe Turner slowly walked to the genre that might in future be called rock 'n' roll. During the 40s, Turner would record a large amount of material for various labels and with various different musicians, never holding one band. Among his early classics are "Joe Turner's Blues," "Beale Street Blues," "Piney Brown Blues", "Wee Baby Blues," "Rock Me, Mama," "Corrine, Corrine," "Nobody In Mind", and " I Got Love For Sale. " In 1951, Turner, properly dubbed Big Joe Turner, could boast of having fifty compact catalog, made it difficult for a time when blacks of the residences were not always a radio, let alone a record player. It is always good to remember, when analyzing these historical facts, it was not until 1964 that blacks and whites in the United States now have equal legal rights. At least in part. Before that, there was the culture very well entrenched segregation, especially in the South and Midwest. In April 1951, Big Joe Turner was invited to sing with his childhood hero, Count Basie, the notorious Apollo Theater in Harlem. It was after this show that he received an invitation to sign with Atlantic Records, who wasted no time in recording and releasing coast-to-coast. His first album for record label, "Chains Of Love", reached # 2 and remained in the Top 100 for six months. His other hits were "Honey Hush", "Sweet Sixteen" and "TV Mama". But it was in 1954, already at 42 years old, he would record the song for which will always be remembered, "Shake, Rattle And Roll". The song, written especially for him by Jesse Stone, under the pen name Charles E. Calhoun, was recorded on February 9 of that year and launched in April. Big Joe Turner, with his voice that resembled thunder so loud and resonant, never stopped singing or performing. In the 70s, Turner could be heard, loud and clear, at any stage, even cane. Continued recording albums for small labels until the decade of 80. In 1985, with complications in the liver, Big Joe Turner died without heirs. [Source: wikipedia]

Total Time: 47 min

Um comentário:

  1. https://mega.nz/file/EAtBDCwZ#KcCaz1wqE2aM2V77uX3U9XLpshloxgLqYUk1W6KnYhs

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